Seen, Lee, Dondi, Stayhigh 149, Zephyr, Blade e Iz the Wiz
estavam entre os que se tornaram heróis pela qualidade e quantidade de suas
obras. A principio, os artistas costumavam ter os trens como o alvo porque eles
passavam pela cidade inteira, sendo visto por milhões de pessoas. Em meados da
década de 1980 não havia um único trem que não tivesse sido pintado com sprays,
de cima a baixo. Esse quadro mudou em 1986, quando as autoridades de Nova York
tomaram medidas para proteger sua propriedade do graffiti, levantando grades ao
redor dos pátios ferroviários e limpando os trens regularmente.
Nos EUA, à medida que os grafiteiros nova-iorquinos visitavam
outros lugares, o fenômeno do graffiti se espalhou por todo o país, e logo os
trens se tornaram alvos na Europa. Ao mesmo tempo, aconteceram as primeiras
exposições em Amsterdam e Antuérpia. Pieces
começaram a aparecer em quase todas as cidades europeias a partir do início da
década de 1980, embora Amsterdam e Madri tenham fomentado anteriormente um
movimento de graffiti com raízes no punk.
No entando, foi em meados da década de 1980 que o graffiti europeu realmente decolou. A maioria do graffiti na Europa baseava-se no modelo americano. Com o hip-hop, o punk e a internet, o graffiti foi introduzido em quase todos os países ocidentais e também nos países orientais influenciados pelo Ocidente, alcançado em seguida lugares ainda mais distantes. Embora só mais tarde tenha chegado à Ásia e à América do Sul, hoje a cultura do graffiti nesses lugares cresce a uma a uma velocidade surpreendente, tendo já alcançado um alto padrão, principalmente na América do Sul.
No entando, foi em meados da década de 1980 que o graffiti europeu realmente decolou. A maioria do graffiti na Europa baseava-se no modelo americano. Com o hip-hop, o punk e a internet, o graffiti foi introduzido em quase todos os países ocidentais e também nos países orientais influenciados pelo Ocidente, alcançado em seguida lugares ainda mais distantes. Embora só mais tarde tenha chegado à Ásia e à América do Sul, hoje a cultura do graffiti nesses lugares cresce a uma a uma velocidade surpreendente, tendo já alcançado um alto padrão, principalmente na América do Sul.
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