segunda-feira, 14 de maio de 2012

História mundial do graffiti - A expansão




Seen, Lee, Dondi, Stayhigh 149, Zephyr, Blade e Iz the Wiz estavam entre os que se tornaram heróis pela qualidade e quantidade de suas obras. A principio, os artistas costumavam ter os trens como o alvo porque eles passavam pela cidade inteira, sendo visto por milhões de pessoas. Em meados da década de 1980 não havia um único trem que não tivesse sido pintado com sprays, de cima a baixo. Esse quadro mudou em 1986, quando as autoridades de Nova York tomaram medidas para proteger sua propriedade do graffiti, levantando grades ao redor dos pátios ferroviários e limpando os trens regularmente.

Nos EUA, à medida que os grafiteiros nova-iorquinos visitavam outros lugares, o fenômeno do graffiti se espalhou por todo o país, e logo os trens se tornaram alvos na Europa. Ao mesmo tempo, aconteceram as primeiras exposições em Amsterdam e Antuérpia. Pieces começaram a aparecer em quase todas as cidades europeias a partir do início da década de 1980, embora Amsterdam e Madri tenham fomentado anteriormente um movimento de graffiti com raízes no punk.

No entando, foi em meados da década de 1980 que o graffiti europeu realmente decolou. A maioria do graffiti na Europa baseava-se no modelo americano. Com o hip-hop, o punk e a internet, o graffiti foi introduzido em quase todos os países ocidentais e também nos países orientais influenciados pelo Ocidente, alcançado em seguida lugares ainda mais distantes. Embora só mais tarde tenha chegado à Ásia e à América do Sul, hoje a cultura do graffiti nesses lugares cresce a uma a uma velocidade surpreendente, tendo já alcançado um alto padrão, principalmente na América do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário