Arte Rua DF entrevista:
Bruno Fiedler, grafiteiro de Valparaízo.
1 – Como você foi encontrou o caminho do graffiti? Como isso se tornou parte da sua vida e do seu cotidiano?
Conheci pequeno, na escola ainda, quando sai da aula vi um grupo pintando um muro na rua e parei e fiquei olhando aquilo por uns minutos.
2 – Hoje em dia há vários tipos de expressão na rua. Porque você decidiu ir pelo caminho do stencil?
ja tinha um tempo pintando e fazendo uns sticker , tava procurando algo novo foi quando conheci o stencil, um amigo meu tinha feito a tag dele numa chapa de raio-x, achei bem legal essa ideia de poder fazer varias vezes a mesma imagem e comecei a procurar e aperfeiçoar essa técnica.
Representa a graça da vida, algo para descontrair e fazer pensar, é uma terapia.
4 – Qual é a sua relação com o bomb e com o ato de pintar na rua?
Sempre pintei na rua, a maioria das vezes sozinho e nunca tive nenhum problema com policia e nem nada disso, sempre foi muito tranquilo. Acho que tenho sorte nesse ponto.
5 – Qual o lugar mais louco que já pintou?
Não foi o mais louco e sim o que mais gostei, foi a primeira vez que fiz um stencil, lembro passei um tempo cortando e quando terminei não tinha tinta, liguei para um amigo meu (marco priks) que já pintava há mais tempo e conversei com ele, lembro que ele falou que tinha uma loja em Taguatinga, combinamos de ir no dia seguinte, lembro que encontrei com ele na praça do relógio e subimos andando pela comercial norte, só que ele não sabia ao certo onde era, andamos praticamente a comercial toda naquele dia.
6 – Qual é a visão que você tem da arte urbana do Distrito Federal, comparada com outros lugares do Brasil? Qual o diferencial do Distrito Federal?
Brasília não deve nada a ninguém, fico louco com a w3, existe vários nomes de peso por aqui a nível nacional fora que tem uma nova geração que está vindo com tudo como por exemplo a Borgê, Plic, Pomb e por ai vai.
7 – Concorda com o aparecimento do grafite em galerias, que antes era só nas ruas?
Não tenho nada contra, vai de cada artista.
8 – Quais foram suas influências e inspirações? A arte urbana tem influencia de pintores consagrados, como van gogh, monet, dali?
Minha maior influencia sem duvida alguma é do artista BANKSY, é incrível a criatividade dele. Lógico que existe influencias de van gogh,da vinci e etc.. Grafiteiros também estudam artistas e varias técnicas diferentes até começar a ter seu próprio estilo.
9 – O que você acha que deve ser feito para promover o graffiti em Brasília?
Brasília está no rumo certo, existem vários mutirões de graffiti, aumentou o numero de lojas especializadas, vai começar acontecer encontro entre os graffiteiros para trocas de ideias sobre a cena da cidade.
10 – Hoje, você vê o Brasil com um dos principais criadores de artistas no cenário mundial? Como você acha que deve ser o futuro do Brasil na Arte Urbana?
O Brasil é um dos maiores nomes no cenário mundial, está ai "os gêmeos" que não deixa mentir, fora outros gigantes de peso que representam sempre bem o país, e o futuro promete muito, tem muita gente boa aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário